Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias

Problemas fazem parte da vida, seja da nossa, de um familiar, e até mesmo daqueles que nós acreditamos serem pessoas sortudas. Todos enfrentam problemas em alguns momentos da vida, é comum.

É normal e muito frequente, ver pessoas desabafando seus problemas para outros, das quais confiam. Isto é algo absolutamente comum, por um lado.

Desabafar os problemas é uma forma de por pra fora, de aliviar a tensão. Por outro lado, as pessoas convivem diariamente com pessoas que ficam ‘reclamando’ da vida, desabafando todos os problemas, pode acabar esgotando com nossas energias, o que não é legal.

- Anúncios -

Mostrar as pessoas o quanto nos importamos com elas é algo legal e saudável, porém, não pode esquecer de que em primeiro lugar vem o seu bem estar, e viver com a negatividade diariamente não é nada saudável para você.

É preciso filtrar aquilo que se escuta, e isso não é tão simples, pois corre-se o risco de passar por egoísta.

- Anúncios -

Portanto, para evitar os conflitos, é importante ser capaz de identificar as situações tóxicas, compreender como elas podem influenciar nossas vidas e lidar com elas de forma sábia.

Pessoas que vivem constantemente reclamando dos problemas passam a se colocar como vítimas, e por vezes são as que não fazem nada para mudar a situação.

Ficar dando ouvidos a estas pessoas acaba por nos prejudicar porque a situação começa nos afetar, fazendo com que sintamos culpa, e culpamos o resto do mundo sem enxergar que a única culpada é a pessoa que não toma uma atitude para mudar aquilo que está lhe afrigindo.

- Anúncios -

As pessoas viciadas em reclamar possuem a habilidade de criar sentimentos de pena nos interlocutores, que, muitas vezes, começam a perceber os seus problemas dessas pessoas como seus próprios.

Veja mais artigos do nosso portal: